Pesquise aqui :

sábado, 18 de julho de 2009

Como gravar minha música em casa ?




E ai Galera, blza...
Hoje vou falar um pouco em como gravar sua música em casa e como nós gravamos o cd demo do YO"MANA"HO que vendeu 6,000 cópias em 2 anos.

Eu sempre gostei de gravar músicas em casa e como a banda era nova e não tinha nada gravado ainda e a gente tava sem grana pra pagar um estúdio profissional resolvemos gravar nós mesmo nosso primeiro cd.

Existem vários programas de gravação e edição de áudio, não vou citar nomes aqui mas, usei vários e me adaptei melhor com o "cool edit" ( próximo post vou ensinar passo a passo como gravar com o cool edit) e gravei com ele.

Usei os seguintes equipamentos :
Um computador (esse aqui que vos escreve, rsrsrs...) que não é nenhuma maravilha (athlon 2,600, 500mb de memória e 80gb de hd, e não tem placa de som)o cool edit é bem leve e rodou com facilidade no meu pc. Recomendo colocar uma placa de som legal para evitar os ruídos.

Uma mesa de som analógica de 8 canais.

8 microfones.
"Primeiro fiz vários testes em casa gravando músicas no violão, depois colocava voz depois percussão, até me adaptar legal com o programa."


Banda ensaida partimos para a gravação, gravei as guias com voz e violão de todas as músicas no metrônomo que já vem no cool edit.

Como meu pc não tinha placa de som eu não podia gravar a batera em canais separados, por isso gravamos em um canal só.
Com os microfones direcionados nos devidos lugares (chimbal, caixa, tons, lateral, bumbo e 2 sobre os pratos) comecei a equalizar a batera na mesa.O jacaré (batera da banda) ia tocando e eu ajustando os agudos do chimbal e caixa, graves no bumbo,(...) até conseguir o som parecido com o que a gente queria.
Como a gente não tinha microfones especiais para captação de batera e nem de nenhum outro equipamento, usamos microfones normais (vocal) mesmo, foi mais difícil encontrar os timbres mas, rolou.

Batera gravada passamos para o baixo. Aí a coisa se desenrolou um pouco mais fácil seguindo a mesma idéia baixo plugado no cubo e um microfone captando na frente do falante do cubo de baixo, Equalizamos, soltei a batera e a linha de voz e violão pro caco no fone de ouvido e lá se foi o baixo. E assim foi sucessivamente teclado, giutarra base, 2 percussões, guitarra solo, violão, voz e backings.
12 músicas gravando todos os dias das 2 da tarde as 8 mais ou menos.

Salvei toda aquela "zona" em várias pastas com os nomes das músicas e cada instrumento separado, organizei da melhor maneira possível para depois juntar tudo e fazer a mixagem, arrumar os volumes dos instrumentos, dar uma equalizada nas vozes, colocar algum efeito.

Essa parte foi bem complicada sorte que o rafa (nosso técnico de som na época) me deu uma mão.



Enquanto a gente gravava o cd eu tava no comando da mesa e das gravações e ia salvando todos os erros, brincadeiras que rolava, risadas, conversas, (...) e depois editei um monte de baboseira no final da última música do disco (filha do sol) e depois que acaba a música rola um minuto de silêncio aí vem mais uns 15 minutos de loucuras, ficou bem engraçado.

Dica: "grave todos os instrumentos no formtao WAV não use formatos menores tipo mp3 enquanto estiver gravando porque perde muito na qualidade do som, depois que a música estiver pronta, equalizada e completa ai sim pode transformar para mp3 e mandar pra galera"

Só não rolou de fazer a masterização porque eu não tinha a menor idéia de que programa eu iria usar para fazer e ficou assim msmo.

Pena que não tenho nada aqui no pc agora do nosso cd demo mas, já ví na net ai cd demo do yomanaho raridade para baixar, heheh, ninguém segura essa técnologia...

Depois de dois anos trabalhando esse disco a gente gravou nosso primeiro cd oficial YO"MANA"HO reggae e poesia, se quiserem conhecer o trabalho fiquem à vontade:


ou aqui mesmo no blog tem bastante coisa sobre o yomanaho no meu primeiro post coloquei um clipe da nossa música de trabalho "Fogueirinha" que foi gravada no curitiba master hall.
Pròximos posts vou dar umas dicas de como gravar com o cool edit com o passo a passo, colocar uns print's do programa, e ensinando a ligar a mesa de som no pc, e as cabaiada tudo. Vou mostrar algumas músicas que gravo em casa com violão e voz e algumas percussões e também monto batera e baixo no "fruit loop" e depois coloco violão e voz fica bem legal também. Não manjo muito de fruit loop mas, da pra quebrar um galho.

Qualquer dúvida, dica, conselho, crítica comentem.

Se gostou do post indique para um amigo, se não gostou indique para um inimigo,rsrsrsr...

aquele abrassssssssss




paz...

5 comentários:

Unknown disse...

OOOO AMOOO VCs SOM MTO MARAAA.. ADORO PAZZZ..
BEJOO´S MTOS SUSSEÇO.. PAZZ

Anônimo disse...

Oi... vc é um anjo... tava toda enrolada, tentando fazer uma gravação aqui no meu pc, com o Cool Edit e vc me salvou...
Obrigadaaaa e muuuuito sucesso pra vc e sua banda!

Cris

diornes50@hotmail.com disse...

pow cara legau gostei muinto de sua ideia .
sera q vc pode me esprica como q eu ligo a mesa de son no meu pc p/ grava eu to no mesmo ramo q vcs kkk
mais adorei a sua ideia .um abraço cara

Orkut Noticias disse...

Poxa cara vlw msm!
ajudo muito ..
a nossa banda é de rock e o som da bateria não ficou no volume ideal..mas era so pra teste msm!
:D

Anônimo disse...

e ai cara blz so de boas po mano seu trabalho e sua musica ficarao execelentes poxa tenho certeza q voçeis vao bombar um dia e vi nas suas composiçoes q vc entende de começo de improviso das coisas e tals sera q vcs poderiam ajudar um recem fa de vcs kkk a um mes atras um cara de uma gravadora disse q minha voz e exelente para o rap americano ja falo ingles fluentemente so quero fazer minhas musicas prara quem sabe bombar se vc tiver msn me add ae kassiano_xv@hotmail.com q ai a gente se fala melhor blz
abrasss paz e sucesso