Pesquise aqui :

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Gravando em casa com o cool edit

Dae galera, blza.

Hoje vou mostrar como gravar com o cool edit passo a passo.
Eu uso uma mesa de som, um microfone, um violão e os cabos.
Foto:





Antes de abrir o programa ligue o equipamento.

Ligue Microfone na mesa de som depois ligue a saída principal da mesa na entrada do microfone do seu computador. Eu uso um cabo "P10" duplo ligado na saída da mesa e na outra ponta é "P2" que é a entrada padrão dos computadores.


Abra o cool edit.


O programa deve conhecer a entrada da mesa automáticamente. Aperte "F10" no programa para testar a volume, vão aparecer duas barrinhas verdes na parte inferior do programa. Caso não apareça o medidor de volume vá no painel de controle do seu pc clique em "sons e dispositivos de áudio" depois clique em "voz" depois em "testar hardware" vai aparecer outra tela clique em "avançar" então teste sua voz se estiver funcionando clique em "concluir" isso deve resolver seu problema.


Tudo ligado e funcionando vamos começar a gravação.

"Dica, não deixe o volume muito alto porque se não vai "estourar" o som, não deixe as barrinhas do controle de volume chegarem ao vermelho."
Vamos dar um exemplo de gravar uma música em violão e voz.

Na tela inicial.



1-Verifique se o marcador de volume está certo. Toque o violão perto do microfone e as barras não podem chegar ao vermelho.

2-Selecione o botão do metrônomo e ajuste o tempo de sua música.

3-Arme a pista de gravação apertando o "R" na pista 1( track1)


4-Aperte o botão "REC" para começar a gravar (espere um ou dois compassos do metrônomo para começar a gravar para não se perder nas próximas pistas.)

5-Terminou de gravar espere um ou dois compassos e aperte "stop"

"dicas, eu sempre gravo o violão com o microfone e não ligando direto na mesa. Pois fica mais original o som e a palhetada ajuda a dar um brilho no som. Direcione o microfone ali perto da 13 casa e deixe uns 15 Cm da cordas"

Grave 2 vezes a mesma base do violão, e coloque uma para cada lado, uma no direito e outra no esquerdo para separar as bases acione o botão "R/L" no lado direito, em cima na tela.

Então fica: Track 1 violão base 1 no lado esquerdo

Track 2 violão base 2 no lado direito

Track 3 voz





Coloque as bases separadas em R e L e a voz e o solo no meio, ajuda disfarçar as palhetadas e dá um "grau" na música.

Música gravada vamos salvar.

Selecione as pistas gravadas segurando "Ctrl" e clique com o botão esquerdo do mouse sobre as pistas. Pistas selecionadas clique com o botão direito do mouse e selecione "mixdown to file".

Essa ação vai juntar todas as pistas em uma só criando sua música, isso vai aparecer em outra tela "Multitrack". corte as sobras do começo e do final selsionando o espaço vazio e clique em uma tesoura na barra. Nessa tela também tem vários efeitos e equalizadores.

Clique em "File" depois "save as" ai você vai direcionar onde vai salvar a música e selecionar o formato que vai ser salvo.



Você pode editar as pistas nesta tela também colocando efeitos, equalizando, tirando ruídos, (...)

é só selecionar a pista e apertar "F12" ou clicando no lado esquerdo alto da tela no ícone que parece uma pista de gravação.

Vou mostrar uma música que gravei com o cool edit e montei uma base de bateria e baixo no fruit loop.

Música : Sei lá...

Autor e interprete : Deco

É isso, te ajudei ? me paga uma béra que ta tudo certo.

Se gostou indique para um amigo se não,indique para um inimigo.

Aquele abrasssssssssss e té breve...

paz...

50 comentários:

Intitulado disse...

Deco...valeu brother...aposto que vc vai ajudar mta gente...é massa união assim...=)..
logo logo posto uma dicas minhas dica tbm...sucesso no blog aí..eu pelo menos,vou acessardireto...o/

Intitulado disse...

Deco...valeu brother...aposto que vc vai ajudar mta gente...é massa união assim...=)..
logo logo posto uma dicas minhas aqui tbm...sucesso no blog aí..eu pelo menos,vou acessar direto...o/

The Rocks disse...

Muito bom o conteúdo do blog cara, ta de parabéns!

Eu li que você divulga bandas independentes também!

Gostaria de conversar sobre isso, tenho uma banda se você quiser ouvir posso mandar material pra você!


O seu blog é muito bom, de verdade!

filipe_zanella@hotmail.com


Abraços

DECO disse...

Vlw malzdream, a idéia é essa mesmo ajudar a galera e fazer uma união das bandas
the rocks em breve vou começar a selecionar a galera pra divulgar aqui no blog sim, vai mandando seu material respondi seu e-mail do hotmail, blza...
aquele abrasss e vida longa ao blogdodeco2009.


paz...

Altemar Rocha disse...

Gostei das dicas de som e estúdio. Antes do pessoal encarar um estúdio profissional, pagando uma grana alta, é bom fazer um desenvolvimento e testes, inclusive aprimorando arranjos, com equipamentos do tipo q vc ensina no blog. Tb gostei da música. Achei q tem 1 pick, uma arrancada muito legal. Vai firme. Boa divulgação.

DECO disse...

Vlw Altemar,

Anônimo disse...

olá deco, muito boa as suas dicas, isso vai ajuda a muitas pessoas...
o cool edit tambem pode realizar mixagens, masterizar audio e etc ...
Resumindo é um programa "completo",
conheça tambem o seu sucessor o Adobe Audition, ele vem com as ferramentas parecidas com a do seu antecessor, mas vem com melhorias e muito mais ferramentas e estabilidade, para conhecer mais o programa você pode visita meu blog www.BaixeNovidades.blogspot.com e veja a materia sobre o programa.

muito bom blog parabéns!

Wagner Wiech disse...

Legalll!!!
Muito massa o seu blog...vou acessar direto!! Pena que não encontrei
uma informação que deve ser simples e que tá difícil de achar...como faço para ouvir o som do retorno no cool edit pro 2 ? Tipo, só ouço o som do que estou gravando, mas quando quero escutar o que gravei não consigo, como fazer pra sair o som do que está gravado e poder gravar as outras tracks ouvindo as que já estão gravadas?? Se puder me ajudar agradeço muitooo!!!
Parabéns pelo blog!!! Abraço..

DECO disse...

Dae wagner, blza...
Da pra ouvir o retorno sim irmão,
ex:
Você grava a primeira linha certo, Uma base de guitar por ex. depois de gravado vai pra segunda linha arma a linha( deixa o botão "R" da linha apertado) e a linha que vc gravou ( a primeira, base de guitar) sem apertar nenhum botão ("R""S""M").
enquanto grava a segunda linha vc ouve a primeira.
Vlw a participação,
Abrassss
Sorte,
paz...

Anônimo disse...

Deco a paz querido muito bom as dicas mas estou com duvida poderia add meu msn pra gente se falar e eu tirar a duvida Deus abençoe...

robison.correia@hotmail.com

DECO disse...

Dae galera, blza...
Seguinte, qualquer dúvida sobre as gravações postem aqui no blog.
O que souber responder responderei por aqui para criar uma espécie de fórum onde outros internautas possam ler as perguntas e respostas e quem sabe sanar suas dúvidas, ok.

Henrique Pereira disse...

E ai caro Deco
primeiramente curti muito o som
bem Original
massa de mais
to querendo gravar uma musica em 3 pistas.. ai sempre quando vou para a 2ª pista, parece que o som fica muito alto tem como diminuir o volume ou quando mixa as pistas ja fica nivelado

Obrigado pelo post
um Abraço

DECO disse...

Então Henrique,
Tem como diminuir o volume sim.
Após gravar a primeira pista faça o seguinte :
1* Clique com o botão direito do mouse ao lado esquerdo do "R" (Botão vermelho que arma a pista para gravação) naquela parte cinza logo em baixo do "track1".
2* vai abrir uma caixa "Track properties" aí você todos os controles da pista como volume (dB) pan (L/R) e equalizador.

3* Se você quiser equalizar os graves, médios e agudos clique com o botão Direito do mouse em cima do EQ L 0 M 0 H 0

4* Faça isso em todas as pistas, equalizando, mixando e já deixando pronta sua música.

Dica: Se você for gravar violão e voz grave 2 bases de violão e coloque uma no lado direito e outra no esquerdo (no R/L) da uma dinâmica legal na música.
Aquele abrassssss
Sorte,
paz...

Henrique Pereira disse...

e ai Deco na paz?
então segui suas dicas cara
mas mesmo assim o som da minha voz na segunda pista some no violão..
o que sera que esta acontecendo ?
faz qalguma ideia
desde ja agradeço

abraço.


Henrique

DECO disse...

Putz...
Já testou os cabos do microfone, mesa e cabos que ligam o pc ?
para testar a altura do volume do microfone aperte "F10" e vai aparecer 2 barrinhas verde em baixo, aumente o volume até chegar quase no vermelho.
Se você estiver gravando o violão direto com o cabo no pc troque, faça a captação do violão com o mesmo microfone que vc vai gravar a voz.
E veja se está tudo ok com os botões de gravação "R" "S" e "M" só pode estar apertado o "R" na linha que vc está gravando, blza.
se não for isso, sei lá. rsrsrsrs..
abrassssssssss
Sorte,
paz...

Henrique Pereira disse...

só pra fazer uma comparação então só pra confeerir,
que nivel do volume voce deixa pra gravar as pistas.. ?

abraaço
paaz..

DECO disse...

Então, eu deixo o volume no programa na marcação "0" em decibéis (dB) e controlo o volume na mesa de som que manda o sinal do microfone para o pc.
Dica: Aperte "F10" e teste o microfone e olhe no programa as 2 barrinhas verde lá em baixo, elas não podem encostar no vermelho.
Vá aumentando o volume na mesa até chegar quase até o vermelho.

Henrique Pereira disse...

Vaaaleu pelas dicas cara !
ai que marca eh essa sua mesa ? Behringer ?

abraaço
fique em paaz..

DECO disse...

Sim, uso uma behringer de 4 canais para gravar e para fazer um violão e voz nos butecos...
Aquele abrassssssss
Sorte,

paz...

Henrique Pereira disse...

Ae Deco tranquilo ?
então cara to querendo comprar outra mesa ai.. se sabe algum site que venda umas boas e baratas ai cara ?

abraço

DECO disse...

Pior que to por fora dos preços irmão.
mas, da uma pesquisada ai no buscapé, mercado livre, sei lá...
heheheh...
A behringer que eu uso é boa e não é muito caro não...
Abrassss

paz...

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Henrique Pereira disse...

Mas ela eh manerinha né?
Regula retorno, grave médio e agudo?
tava pensando em pegar uma de 10 canais o que acha ?

Henrique Pereira disse...

Deco, to com uma Mesa aqui em casa
como faço pra ligar ela corretamente no PC pode me ajudar cara ?

um abraço

DECO disse...

Ligue Microfone na mesa de som depois ligue a saída principal da mesa (out/master) na entrada do microfone do seu computador. Eu uso um cabo "P10" duplo ligado na saída da mesa e na outra ponta é "P2" que é a entrada padrão dos computadores.

importante ligar todo o equipamento antes de abrir o programa.


É isso,
qqer dúvida vai postando ai...
abrasssssss

Henrique Pereira disse...

aaah tranquilo agora entendi..
vo fica te enchendo o saco aqui cara
ahuahuahuah
diga-se de passagem baixei o album de voces.. tão de parabéns cara muito bom o som!

Qual marca de Microfone voce recomenda pra mim que seja boa e barata?? se tiveer claro.. uma marca boa e barata

e outra pergunta... To Pensando em pegar uma Mesa Oneal o que acha ?

desculpe a enchessão de saco hUHAU

abraço

DECO disse...

Dae henrique,
hehehehe,
relaxe, essa é a idéia para esse post, qto mais perguntas melhor, pq os outros visitantes tbém podem resolver seus problemas com as respostas, certo.
Então, recomendo o mic "SHURE SM58" é o que eu uso para gravar e também nos shows.
Paguei 250 reais (usado).
Qto a mesa não conheço essa marca e não posso opinar irmão.
Recomendo a behringer msmo.
Outra dica é se vc tiver uma grana colocar uma placa de som legalzinha no seu pc ajuda a tirar os ruídos e melhora a qualidade do som.
Ahhh e obrigado por baixar o disco e pelo comentário.
Sorte,

paz...

Henrique Pereira disse...

Entaao cara.. mas tava vendo umas mesas da Behringer e via algumas na Legenda 12 canais taal.. dai perguntei pra um amigo meu Técnico de Som, ele falava que na verdade 12 no total e apenas 2 canal Phanton dai desanimei =X nao consigui entender certinho a mesa.. só vendo uma pra mim entender mesmo
mas vo correr atras aqui na minha city

Sucessos e Paz

Henrique Pereira disse...

Fala Deco Tranquilo cara..
vou te pedir um favor ai cara
será que tem como vc pega um link ai na internet e me mostrar uma mesa da Behringer que tenha realmente 6 Canais que possam ser usados pra Mic e Violão sem as entradas Aux. tem como?

agradeço desde ja

aquele abraço
paaz..

DECO disse...

Olá Henrique procure por:
"mesa wattsom 6 canais ou 8 canais"
Geralmente são analógicas mas, são boas a gente gravou nosso cd demo com uma de 8 canais.
procure no www.mercadolivre.com.br
deve tá uns 200 pila.

Henrique Pereira disse...

Deco..voces fizeram aquele cd que tem no site palcomp3 mixando com uma Wattsom ?
fico manero a pampa cara voces gravaram mesmo com uma Wattsom vo pega uma entao.. olhei nesse site aqui que é de minha confiança ve se vale a pena


http://www.musicalgrellmann.com.br/loja/produto-54103-3905-mesa_de_som_ciclotron_mxs_12_iii__12_canais


até porque a diferença de preço por canais.. me leva a esta mesa como melhor custo/beneficio o que acha ??

abraaço

DECO disse...

O cd que está no palcomp3 foi gravado em um estúdio profissional com produção e tudo mais.
Nosso cd demo foi gravado com a wattson.
Deve ter ai na net as músicas do cd demo.

Henrique Pereira disse...

aaaah bom huahau
ok.. então vo pega uma de 8 canais analisando o custo x beneficio compensa mais e sou amador tbm nao preciso de 12 canais.. vlw pelo toque novamente..

Henrique Pereira disse...

E ae Deco Beleza..
faze uma pergunta cara
pra esse tipo de Gravação caseira que eu faço..
tava pesquisando aqui..aparecem 2 tipos de Microfone: Cardióide e Dinâmico, qual seria o Ideal pra Gravação e Canto ?


Grande Abraço
Sucesso!

DECO disse...

Tão,
Como te falei eu uso o "shure SM58".
não manjo muito de classificação de microfones mas, acredito que o cardióide é para uso em estúdio profissional.
Deve ser melhor porém bem mais caro...

Anônimo disse...

E ai Deco beleza, tipo vc pode me dar uma maozinha cara, tipo eu gravo a 1° pista só que quando vou gravar a segunda o som da 1° cobre tem alguma configuração da placa de som ou é no cool edit mesmo valeu tudo de bom

DECO disse...

Dae anonimo, rsrsrs...
Seguinte um brother meu tbém acontece o msmo problema, ele faz o seguinte:
Grava a primeira e passa para um tocador, I-pod por ex. coloca no fone de ouvido e grava a segunda no cool edit, e assim vai, gravando uma por uma, saca...
flws...

Henrique Pereira disse...

E ae Deco Sussa
cara..nao achei o cd demo de voces na net..será que podes mandar pra mim por email?

abraaço

DECO disse...

Pior que não tenho irmão,,,
Mandei formatar meu pc e o cara não salvou...
fóda né, mas,,,,,,,,,,,,,

Abrassssssssss...

Henrique Pereira disse...

E ae Deco..
na Paaz ?

me explica uma coisa cara..
voce cita nos seus Posts sobre o 'Metrônomo' quando clico no botão dele fica fazendo um barulhinho marcando o tempo.. a função dele é só essa mesmo? ou existe algo mais ?

aquele abrass

Unknown disse...

Opa!, legal a explicação!!!

Mas estou com um probleminha aqui e queria ver se podes me ajudar!

Acabei de instalar o cool edit pro 2.1, só que não ouço o que estou gravando em tempo real.
O cool edit grava, mas na hora que estou gravando não ouço, ouço apenas depois, quando coloco pra tocar.

obs. meu windows é o 2007 / cool edit pró 2.1

Será que podes me ajudar?
fico no aguardo.

meu MSN: sergioparalelo@ig.com.br

se puder me add, fico grato.
abraços

vicente de paulo disse...

Ola,Decaõ. muito legal suas dicas de gravaçaõ. fiz uma usando violaõ,vóz ,bateria e teclado. ficou muito bom. estou até pensando em levar a serio a ideia de gravar um cd .ói você é muito mbom .Paz e muita luz pra ti.

Um miudo qualquer disse...

Bom,

Ajudou!

Obrigado!

Anônimo disse...

Estou com a mesma dúvida do Sérgio.
Não escuto o som enquanto grava.
Uso o Windows 7 Ultimate
Uso monitor HDMI, devo plugar a entrada do som no monitor ou na traseira do PC?

Unknown disse...

Olá..estou com o mesmo problema acima..rs!
enquanto gravo o teclado nao ouço o que estou tocando porque?
eu uso uma placa USB da tascam.
Abraço!

Rodrigo disse...

Muito massa o teu blog mano. Cara toco violão clássico e to fazendo algumas gravações no cool edit pro 2.0. To com uma dificuldade que deve ter uma solução muito idiota, mas o idiota aqui não consegue solucionar kkkk. ou seja, quando eu gravo a segunda pista a primeira grava junto e eu preciso que fique individualizado para poder editar. Como eu faço isso mano,Help!!!!!!!!!

Rodrigo.

Rodrigo disse...

Meu e-mail e msn:

rolesilva@hotmail.com

Anônimo disse...

Muito boa suas dicas.
Cara quando gravo no cool edit o som so sai em uma das caixas e o grafico só aparece na faixa superior da pista, o que devo fazer quando isso ocorre?

Anônimo disse...

cara nem sei como agradecer foi mt util pra mim suas dicas
cara nunca pare de fazer esse comentarios ajudando as pessoas um dia deus vai te recompensar...
deus da um dom pra cada pessoa e vc ja achou o seu; é ajudar as pessoas continue postando suas dicas
flw meu e mtmtmt obrigado

Mc DJ Abusado disse...

Muito bom o blog
mas o meu cool edit 2.1
nao ker gravar voz
quando clico no botao gravar
aparece a mensagem
''erro externo''
e pede pra apertar no botao OK

o que faço ?


meu e-mail...
Rherissongomes@hotmail.com