Pesquise aqui :

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Montando um bom show.


dae galera blza,

Hoje vou dar uns toques de como montar um bom show.

Um bom show começa pelo repertório, se você não toca música própria não tem muito segredo o esquema é conhecer o público que vai assistir seu show e tocar o som que a galera gosta, colocando as músicas que a banda executa melhor pro final do show para acabar com uma melhor impressão da banda e acabar com aquela sensação de que a galera queria mais.

Se você toca música (própria) da sua banda no show é legal colocar entre músicas que tem relação com a sua ex: se sua banda é de pop rock e vocês fazem um som parecido com o rappa, a banda toca jota quest, los hermanos, o rappa, etc...depois de tocar uma música do rappa você coloca a sua é mais fácil de a galera lembrar da sua música depois.
Uma dica é falar que a música é da banda depois de tocar, porque tem uma galera meio preconceituosa que quando você fala que a música é própria viram as costas e não dão muita moral. Mas, se você tocou um rappa que todo mundo conhece depois tocou a sua música que é mais ou menos no mesmo estilo a galera ainda ta prestando atenção aí é a hora de anúnciar que a música é da banda e já fazer a propaganda do cd, site, camisetas, (...)

Se sua banda só toca música própria o esquema é montar o show começando lá "em cima" com músicas animadas, agitadas,(...) no meio coloca as músicas mais "lado B" leves, tranquilas mas, guarde uma surpresa pro final o show tem que acabar com a galera querendo mais, e se pedirem mais um é legal mandar a música de trabalho da banda pra marcar.
Sempre que puder trabalhe com uma equipe, técnico de som, técnico de luz e roadie.
Músico faz música e não deve ficar se preocupando com equipamento, luz, som, carregar caixas, etc...
No começo é quase impossível ter uma equipe mas, assim que puder monte sua equipe o show vai ficar bem melhor e a banda é vista mais profissionalmente.



Dicas:

Ensaiar em estúdio como se estivesse no show, cada movimento, falas, solos e com o repertório já montado.

Evitar barulhos no palco, afinar instrumentos no palco então nem se fala, além de falta de profissionalismo o barulho irrita a galera que perde o interesse no show.

Procure tocar uma música atrás da outra e não ficar falando nos intervalos das músicas, escolha momentos para falar ex: depois da segunda música mandar um boa noite pra galera, apresentar a banda, agradecimentos(...) depois toca mais umas três e faz a divulgação da banda cd, site, camisetas (...)

Sempre que puder coloque couvers de outras bandas no show isso sempre ajuda, e até bandas consagradas fazem.

Agradeça no final do show a galera, as bandas que tocaram, anúncie as bandas que ainda vão tocar, agradeça quem promoveu o show, (...)

Show de músicas próprias não devem passar de 45 / 50 min ninguém aguenta escutar mais uma hr de músicas desconhecidas e ainda achar massa, comprovado cientificamente.


Procure conversar com a galera depois do show e ofereça seu cd, troque msn, orkut, ...

Não leve problemas para o palco a galera sempre percebe, o show é um momento único, levou um fora, brigou com a namorada, discutiu com o irmão, esqueça tudo isso e se concentre em fazer um bom show e colocar a galera pra cima.

E o mais importante de tudo, acredite no seu trabalho sempre.


Dúvidas, sugestões, críticas - comente.

É isso, te ajudei me paga uma béra depois que ta tudo certo.

Gostou indique para um amigo, não gostou indique para um inimigo.rsrsrs...

Aquele abrassssssssssss

Vida longa ao blog do deco 2009.




paz...

7 comentários:

Esequiel CORE disse...

show cara as dicas ..muito bouas
vlw..abraços.

Blog do Deco disse...

Vlw esequiel,
volte sempre e passe o blog pra galera conhecer ai tbém,
abrassss

davilimasalexandre disse...

kara eu tenhouma banda mais tipo nois tenos 7 musicas propias e fomos comvidados para faser um show mais nao temos mem um cover vc acha q devemos tirara ums cover pah ..............
a gostei munto das dicas me tiraro muntas duvidas

Gilson disse...

Cara, eu ja venho na estrada a algum tempo e esses comentários são fatos reais do que acontece na vida da gente, valeu.

fátima aguiar disse...

muito bom, da umas dicas de como arrumar ajuda pra custeio de um show. quero fazer um e preciso dos toques, ja arrumei a grana de pagar os musicos, falta ára ensaio em estudio e divulgação. beijos

Pedro Dum disse...

Rapaz, achei muito bacana as suas dicas e a sua iniciativa foi nota dez! Parabéns e Obrigado!
Abraço!

Thompson Soares disse...

Cara muito bom o artigo.
Embora entenda que ensaiar como se estivesse no show é meio relativo.

Quanto ao restante concordo com tudo.

Parabéns pelo Blog.

Abraços.
Thompson Soares
Músico/Publicitario