Pesquise aqui :

domingo, 4 de março de 2012

CURIOSIDADES E MITOS SOBRE CERVEJA

Um salve aos amantes da cerveja. Hoje vou publicar uma matéria, muito boa por sinal, do meu amigo Pablo que concluiu seu curso com um tcc sobre esse assunto. com certeza um grande conhecedor e apreciador dessa bebida. Obrigado pela colaboração e parabéns pela matéria, aquele abrasssssssss
Deguste com parcimônia:

Quando surgiu a cerveja?


Há quase 10.000 anos o homem conheceu o fenômeno da fermentação e obteve, em pequena escala as bebidas alcoólicas. Os primeiros registros da existência da cerveja remetem há nove mil anos, entre os egípcios.

Construtores das pirâmides eram recompensados com a bebida após um dia cansativo de trabalho, nascera então o Happy Hour, embora nessa época não seja conhecido com esse nome.



Qual é a diferença entre cerveja e chope?


A cerveja é pasteurizada; o chope não. Quase todas as cervejas em barril podem ser chamadas de chope, já que, para se conservar por mais tempo a maioria é microfiltrada.




Colarinho é realmente necessário?


A espuma protege a bebida da oxidação (ou seja, impede que ela entre em contato direto com o oxigênio) além de reduzir a perda de gás e ajudar a manter a temperatura. Dois dedos de espessura é o ideal. Mais que isso, você paga por chope e engole espuma.


Existe copo adequado para cada tipo de cerveja?


Cada estilo de cerveja deve ser consumido em tipos específicos de copos. As características do copo (curvatura, espessura, altura) ajudam a degustar melhor suas propriedades. “Cervejas leves como a Pilsen, o copo americano enquadra-se perfeitamente, pois, comporta doses menores que dificilmente esquentam”, diz RONALDO MORADO, autor de Larousse da Cerveja (2010).



Lata ou garrafa?


A cerveja em garrafa tem mais gás carbônico que a latinha e o chope, por isso empapuçam mais rapidamente. O vidro permite a entrada de luz e isso acelera a deterioração. Em compensação, a lata é revestida internamente com um verniz que afeta sutilmente o sabor da bebida.


Como guardar?




Em lugar fresco e escuro, sempre em pé. Quando se guarda a garrafa deitada, aumenta a superfície do líquido em contato com o oxigênio preso na garrafa, favorecendo a oxidação.


Cerveja tem validade?


As cervejas claras comuns (tipo Pilsen) duram entre quatro e seis meses. Cervejas escuras, mais lupuladas e alcoólicas, se conservam por mais tempo.


Congelou, estragou?


Não. O congelamento somente deixa a cerveja turva, mas não altera o gosto ou aroma.


A que temperatura a cerveja congela?


A cerveja comum congela a -2,5º C. Aqueles freezers de bar que marcam temperaturas inferiores a isso são só uma eficiente jogada de marketing.

Cerveja que gelou, esquentou e gelou de novo está boa?

Sim. A indústria só lança produtos que passaram em testes com variações extremas de temperatura. Um exemplo é o que acontece com a Pasteurização.


Cerveja dá barriga?


Evidente que é um mito. 90% de uma cerveja é água, pressupomos que é uma bebida diurética. O problema é o que se come com a cerveja. Ninguém vai a um bar e pede uma saladinha para acompanhar a cerveja, mas bolinho de bacalhau, pastéis, batatas fritas entre outras porções. Depois, a grande culpada é a cerveja.


Gelo + Sal + Álcool + Água realmente gela a cerveja mais rápido?


Sim. Para cada saco de gelo, coloque 2 litros de água, meio kg de sal e meia garrafa de álcool. A água aumenta a superfície de contato, o sal reduz a temperatura de fusão do gelo (ele demora mais para derreter) e, por uma reação química, o álcool rouba calor. Nós químicos, chamamos esse líquido de “mistura frigorífica”.

A mistura frigorífica é barata e a cerveja fica em ponto em menos tempo.



Jean Pablo Bandeira Aguiar

Analista de Processos Químicos

Técnico em Química Industrial - CIE / INESUL